Criatividade e concentração no trabalho

Porque em alguns momentos essas duas habilidades nos faltam

Uma das preocupações da vida adulta é o aspecto profissional. Estamos sempre procurando nos capacitar e nos tornar profissionais mais qualificados, fazendo cursos, indo em palestras, lendo livros, tudo para nos tornarmos melhores. Mas fora esses esforços que fazemos, na hora em que estamos ativos e trabalhando sempre aparecem pequenos probleminhas que acabam nos atrapalhando. Alguns desses problemas são a falta de concentração, a falta de criatividade, por exemplo, quando não conseguimos concluir tarefas com facilidade e passamos horas tentando executá-las.

 

Por mais que pensamos que esses fatores não podem ser evitados ou controlados, eles podem sim. E muitas das vezes essa melhora só depende de nós mesmos. Pensando nisso vamos dar algumas dicas de como evitar alguns dos vilões mais comuns na hora do trabalho.

Confira 7 dicas sobre criatividade e concentração no trabalho 

Ansiedade, fazer uma lista de tarefas ajuda muito nesse quesito. Ficamos ansiosos e sem saber por onde começar por termos sempre muitas demandas. Colocar em ordem os pensamentos é o primeiro passo, colocar em ordem de prioridade também ajuda a visualizar melhor os prazos.

Tenha prioridades, saber quais são as tarefas que demandam mais tempo e quais são as mais importantes também fazem a diferença na hora de se organizar e saber por onde começar a trabalhar.

Desconecte-se, hoje, mais do que nunca, temos muitas atividades interessantes para fazer. As redes sociais e sites interessantes são alguns deles. E é muito fácil perdermos a concentração na hora do trabalho. Você está todo concentrado esperando uma mensagem importante, e quando se dá conta que ficou vários minutos olhando seus feeds. Essa talvez seja uma das dicas mais óbvias, mas a mais necessária, não use o celular pessoal no trabalho. Melhor ainda tenha um só para o trabalho, assim ele não se tornará tão interessante assim.

Relacione-se com as pessoas, sabemos que as vezes não é possível ter melhores amigos no trabalho, mas é extremamente importante conviver em um bom ambiente descontraido. Isso faz muita diferença na hora de se motivar para um bom dia de trabalho.

Organize seu ambiente de trabalho, muitas pesquisas apontam que trabalhar em um ambiente limpo e organizado faz muita diferença no resultado final do seu dia de trabalho. Organizar a mesa e usar os materiais somente necessários ajudam no raciocínio  e não torna a rotina tão cansativa psicologicamente.

Cuide da agenda pessoal, tirar um dia na semana para você também é fundamental. Não deixe para aproveitar somente no fim de semana, tirar o peso da rotina te ajudará em muitos momentos, e inclua as pessoas que você gosta nesses momentos.

Fique de olho na saúde, ter uma boa noite de sono, se alimentar bem, ficar hidratado são algumas das melhores dicas que podemos te dar. E com certeza são elas que podem te ajudar caso seu cansaço seja físico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.